O Sagrado Manto em Honra de São José

A oração do Sagrado Manto é uma homenagem particular dedicada a São José para honrar a sua pessoa e para merecer a sua proteção. Estas orações devem recitar-se durante 30 dias seguidos, em memória dos 30 anos vividos por São José em companhia de Jesus Cristo, o Filho de Deus. São incontáveis as graças que se obtêm de Deus, recorrendo a São José.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Jesus, Maria e José, o meu coração vos dou e a alma minha.

(Rezem-se três Glórias à Santíssima Trindade, agradecendo-lhe que tenha exaltado São José a uma dignidade tão excepcional).


Consagração

I


Eis-me ó grande Patriarca prostrado piedosamente diante de vós. Apresento-vos este Manto precioso e ao mesmo tempo vos ofereço o propósito da minha devoção fiel e sincera. Tudo o que puder fazer em vossa honra durante a minha vida tenciono fazê-lo para vos mostrar o amor que vos tenho. Ajudai-me São José! Assisti-me agora e durante toda a minha vida, mas especialmente assisti-me na hora da minha morte, como vós fostes assistido por Jesus e por Maria, para que vos possa um dia  honrar  na Pátria Celeste por toda a eternidade. Ámen.

II

Ó glorioso Patriarca São José, prostrado diante de vós, apresento-vos com devoção as minhas homenagens e começo por vos oferecer  esta preciosa coleta de orações, em memória das incontáveis virtudes que ornaram vossa santa pessoa. Em vós se cumpriu o misterioso sonho do antigo José, cuja figura antecipou a vossa: pois não somente vos circundou com seus raios brilhantíssimos o Sol Divino, senão que também vos iluminou com a sua doce luz a mística Lua, Maria. Ah glorioso Patriarca! Se o exemplo de Jacob, que foi pessoalmente alegrar-se com o seu filho predileto, exaltado sobre o trono do Egito, serviu para arrastar também os seus outros filhos à salvação, não me valerá o exemplo de Jesus e de Maria, que vos honraram com toda a sua estima, para tecer em vossa honra  este  Manto Precioso? Ó, grande santo, fazei que o Senhor volva para mim um olhar benévolo e como o antigo José não repudiou os seus  irmãos culpados, mas antes os acolheu com todo o seu amor, os protegeu e os salvou da fome e da morte, assim vós, ó glorioso Patriarca, mediante a vossa intercessão, fazei que o Senhor não queira abandonar-me nunca neste vale do desterro. Obtende-me, além disso, a graça de conservar-me sempre no número dos vossos devotos servos que vivem serenos sob o Manto do vosso patrocínio. Desejo ter este patrocínio todos os dias da minha vida e no momento do meu último suspiro. Ámen.

Orações

I

Salve, glorioso São José, depositário incomparável dos tesouros do céu e pai adotivo d`Aquele que alimenta todas as criaturas. Depois de Maria Santíssima, sois vós o santo mais digno de nosso amor e merecedor de nossa veneração. Entre todos os santos, só vós tivestes a honra de educar, guiar, alimentar e abraçar o Messias, a quem tantos profetas e Reis desejaram ver. São José, salvai minha alma e alcançai-me da divina misericórdia a graça que humildemente imploro. (Pedir graça) E  também alcançai para as almas benditas do purgatório um grande alivio para os seus sofrimentos.
Glória ao Pai...três vezes.

II

Ó poderoso São José, vós fostes declarado Patrono Universal da Igreja e eu, entre todos os outros santos, vos invoco como potentíssimo protetor dos miseráveis e bendigo mil vezes o vosso coração, sempre disposto a socorrer todo o tipo de necessidades. A vós, amado São José, recorrem a viúva, o órfão, o abandonado, o afligido e toda a espécie de desventurados; não há dor, angústia ou desgraça que não tenhais socorrido piedosamente. Dignai-vos usar em meu favor os meios que Deus pôs em vossas mãos, para que eu possa conseguir a graça que vos peço. E vós, almas santas do purgatório, suplicai a São José por mim.
Glória ao Pai..., três vezes.

III

A milhares de pessoas, que vos suplicaram antes de mim, vós destes consolo e paz, graça e favores. A minha alma, triste e amargurada, não encontra consolo no meio das angústias que a oprimem. Vós, amado santo, conheceis todas as minhas necessidades ainda antes que eu as exponha na oração. Bem sabeis quanto necessito da graça que vos peço. Eu me prostro diante de vós e suspiro, amado São José, sob o grande peso que me oprime. Nenhum coração humano está tão próximo de mim, a quem possa confiar meus sofrimentos; e ainda que eu encontrasse compaixão em alguma alma caridosa, ela todavia não poderia valer-me. A vós portanto recorro, e espero que não me queirais rejeitar, pois Santa Teresa disse e deixou escrito em suas memórias: "Qualquer graça que pedirdes a São José certamente será concedida". Ó São José, consolo dos aflitos! Tende piedade da minha dor e tende piedade das santas almas do purgatório, que tanto esperam de nossas orações.
Glória ao Pai..., três vezes.

IV

Ó  excelso santo, por vossa perfeitíssima obediência a Deus, tende piedade de mim.
Por vossa santa vida cheia de merecimentos, ouvi-me.
Por vosso amadíssimo nome, ajudai-me.
Por vosso clementíssimo coração, socorrei-me.
Por vossas santas lágrimas, confortai-me.
Por vossas sete dores, tende compaixão de mim.
Por vossas sete alegrias, consolai meu coração.
De todo o mal da alma e do corpo, livrai-me.
De todo o perigo e desgraça, afastai-me.
Socorrei-me com vossa santa proteção e consegui-me, com vossa misericórdia e poder, o que necessito e especialmente a graça que mais anseio.
Consegui para as amadas almas do purgatório a pronta libertação de seus sofrimentos.
Glória ao Pai..., três vezes.

V

Ó glorioso São José, são incontáveis as graças e os favores que vós alcançais aos pobres aflitos: doentes de todo o género, oprimidos, caluniados, atraiçoados, privados de todo o humano consolo, miseráveis necessitados de pão ou de apoio imploram a vossa real proteção e os ouvis em seus rogos. Não permitais, amadíssimo São José, que seja eu, entre tantas pessoas beneficiadas, a única a ficar sem a graça que vos peço. Mostrai-vos também para comigo poderoso e generoso, e eu, agradecendo-vos, exclamarei:"Viva para toda a eternidade o glorioso patriarca São José, meu grande protetor e especial libertador das santas almas do purgatório."
Glória ao Pai..., três vezes.

VI

Ó Eterno e Divino Pai, pelos méritos de Jesus e de Maria, dignai-Vos conceder-me a graça que imploro. Em nome de Jesus e de Maria, me prostro na vossa divina presença e Vos peço piedosamente que queirais aceitar a minha firme decisão de perseverar no número dos que vivem sob o patrocínio de São José. Abençoai, portanto, o precioso Manto que hoje lhe dedico como prenda de minha devoção.
Glória ao Pai..., três vezes.

Ó São José, defendei a Santa Igreja de toda a adversidade e estendei sobre cada um de nós o vosso patrocínio.

Piedosas súplicas em memória da vida escondida de São José com Jesus e Maria

São José, rogai a Jesus que venha à minha alma e a santifique.
São José, rogai a Jesus que venha ao meu coração e o inflame de caridade.
São José, rogai a Jesus que venha à minha inteligência e a ilumine.
São José, rogai a Jesus que venha à minha vontade e a fortifique.
São José, rogai a Jesus que venha aos meus pensamentos e os purifique.
São José, rogai a Jesus que venha aos meus afetos e os ordene.
São José, rogai a Jesus que venha aos meus desejos e os dirija.
São José, rogai a Jesus que venha às minhas obras e as abençoe.
São José, consegui-me de Jesus seu santo amor.
São José, consegui-me de Jesus a verdadeira humildade de espírito.
São José, consegui-me de Jesus a imitação das vossas virtudes.
São José, consegui-me de Jesus a verdadeira mansidão de coração.
São José, consegui-me de Jesus a paz da alma.
São José, consegui-me de Jesus o santo temor de Deus.
São José, consegui-me de Jesus o desejo da perfeição.
São José, consegui-me de Jesus a doçura de caráter.
São José, consegui-me de Jesus um coração puro e caridoso.
São José, consegui-me de Jesus o amor ao sofrimento.
São José, consegui-me de Jesus a sabedoria das verdades eternas.
São José, consegui-me de Jesus a perseverança no bem fazer.
São José, consegui-me de Jesus a fortaleza de suportar as cruzes.
São José, consegui-me de Jesus o desapego dos bens terrenos.
São José, consegui-me de Jesus que caminhe pelo  caminho estreito do céu.
São José, consegui-me de Jesus que me veja livre de toda ocasião de pecado.
São José, consegui-me de Jesus um santo desejo do paraíso.
São José, consegui-me de Jesus a perseverança final.
São José, não me afasteis de vós.
São José, fazei que o meu coração não deixe nunca de amar-vos e a minha língua de louvar-vos.
São José, pelo amor que tiveste a Jesus, ajudai-me a amá-Lo.
São José, dignai-vos acolher-me como devoto vosso.
São José, a vós me entrego: aceitai-me e socorrei-me.
São José, não me abandoneis na hora da morte.
Jesus, José e Maria, o meu coração vos dou e a alma minha.
Glória ao Pai..., três vezes.

Súplicas a São José

I

Lembrai-vos, ó glorioso São José, esposo castíssimo da Virgem Maria e meu querido pai e protetor, que nunca se ouviu dizer que alguém que tenha recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por vós desamparado. Animado eu pois de igual confiança de vós me valho e gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro aos vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó pai adotivo de Jesus e meu, mas dignai-vos ouvi-las propicio e alcançar-me de Deus o que vos rogo. Ámen.

II

Glorioso São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, tomai conta de mim, velai por mim. Ensinai-me a trabalhar pela minha santificação e tomai sob o vosso piedoso cuidado as necessidades urgentes que hoje confio à vossa paternal ternura. Afastai obstáculos e dificuldades e fazei que o feliz êxito do que vos peço seja para maior glória do Senhor e bem de minha alma. Em sinal de meu profundo agradecimento, vos prometo difundir vossa honra e nome e, de todo o coração, bendigo o Senhor que vos fez poderoso no céu e na terra. Ámen

Ladainha de São José

Senhor, tende piedade de nós
Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós
Cristo, ouvi-nos
Cristo, atendei-nos
Deus, Pai Celestial, tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós
Santa trindade, um só Deus, tende piedade de nós
Santa Maria, rogai por nós
São José, rogai por nós
Ilustre filho de David, rogai por nós
Glória dos Patriarcas, rogai por nós
Esposo da Mãe de Deus, rogai por nós
Guarda puríssimo da Virgem, rogai por nós
Pai nutrício do Filho de Deus, rogai por nós
Solicito defensor de Cristo, rogai por nós
Chefe da Sagrada Família, rogai por nós
José justíssimo, rogai por nós
José castíssimo, rogai por nós
José prudentíssimo, rogai por nós
José fortíssimo, rogai por nós
José obedientíssimo, rogai por nós
José fidelíssimo, rogai por nós
Espelho de paciência, rogai por nós
Amante da pobreza, rogai por nós
Modelo dos trabalhadores, rogai por nós
Honra da vida doméstica, rogai por nós
Guarda das almas das virgens, rogai por nós
Amparo das famílias, rogai por nós
Consolo dos infelizes, rogai por nós
Esperança dos doentes, rogai por nós
Advogado dos moribundos, rogai por nós
Terror dos demónios, rogai por nós
Protetor da Santa Igreja, rogai por nós
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor,
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor,
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende misericórdia de nós.

Deus o constituiu senhor da sua casa. E príncipe de toda a sua posteridade.

Oremos: ó Deus, que com inefável providência Vos dignastes escolher a São José para esposo de vossa Mãe Santíssima: concedei-nos que mereçamos tê-lo como advogado no céu, já que na terra o veneramos como protetor; Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Ámen.

Fecho do Sagrado Manto

Ó glorioso Patriarca São José, a quem Deus pôs como chefe e guardião da Família mais santa, dignai-vos ser desde o céu o guardião da minha alma, que pede para ser recebida sob o Manto do vosso patrocínio. Eu, desde agora, vos escolho como pai, protetor e guia, e ponho sob a vossa especial custódia minha alma, meu corpo, quanto tenho e quanto sou, minha vida e minha morte. Olhai-me como  vosso filho; defendei-me de todos os meus inimigos visíveis e invisíveis; assisti-me em todas as minhas necessidades; consolai-me em todas as amarguras da vida, mas especialmente na agonia da morte. Dirigi uma palavra por mim àquele amável Redentor, a quem sendo menino levastes em vossos braços, e àquela Virgem gloriosa de quem fostes amadíssimo esposo. Impetrai-me as bênçãos que julgais proveitosas ao meu verdadeiro bem, à minha salvação eterna, e eu procurarei não me tornar indigno de vosso especial patrocínio. Ámen.

2 comentários:

  1. São José, que eu ganhe a graça de ser perseverante na oração do seu Manto, amém! Que oração maravilhosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma bela oração, sim. Que São José lhe conceda as graças que lhe pede. Cumprimentos.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...