O nome de São José no Evangelho
Na Sagrada Escritura os nomes têm um sentido profundo e belo, traduzem a Missão de quem o possui. O teu nome, diz o senhor a Abraão, não será mais Abrão mas Abraão, porque eu te destinei a ser pai de muitos povos.
A Jacob diz: - O teu nome não mais será Jacob, mas Israel, porque se contra Deus foste forte quanto mais serás contra os homens.
A Simão diz Jesus quando lhe confia a missão de Chefe da sua Igreja: Tu és Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja.
O nome traduz uma missão, não é imposto arbitrariamente. O filho de Jacob fora chamado José. José, diz a Escritura, filho que cresce, filho que cresce e de formoso aspeto.
José, diz São Jerónimo, quer dizer acréscimo, aumento. Ora, a significação deste nome, comenta Santo Alberto Magno, convém àquele que pelas relações com Deus foi elevado acima de todos e pela união com Maria Mãe de Deus e pela paternidade adotiva de Jesus, cresceu, elevou-se mais que todos os mortais. O nome de São José vem repetido muitas vezes no Evangelho. E tal repetição, observa ainda Santo Alberto Magno, indica um desígnio particular da Divina Providência. Deus quer esclarecer e evidenciar a justiça santíssima de São José, escrevendo o seu nome muitas vezes no Evangelho, o Livro da Vida. Quer provar que aquele homem escolhido para esposo de Maria não era desconhecido e quer eternizar a memória do que foi considerado Pai do próprio Deus.
Pode afirmar-se, pois, escreve São Boaventura, que o louvor de São José está no Evangelho. É um nome glorificado pelo Espírito Santo. Nome que veio do céu, nome bendito e inseparável dos santíssimos nomes de Jesus e Maria. Vede como o repetem os evangelistas: José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Estando Maria já desposada com José - Mas José seu esposo como era justo - José, filho de David não temas receber Maria por tua esposa - E despertando José do sono - Eis que apareceu em sonhos a José - O anjo do Senhor apareceu em sonhos a José dizendo: - levanta-te, toma o Menino e sua Mãe.
São Lucas: - A uma virgem desposada com um homem chamado José da casa de David - E também José subiu da Galileia da cidade de Nazaré à cidade de Belém.
E o julgavam filho de José.
E São João: - Não é ele aquele Jesus filho de José?
Vede quantas vezes repete o Evangelho o nome de José. Não é um nome celeste e cheio de bençãos?
Pe. Ascânio Brandão
Sem comentários:
Enviar um comentário