domingo, 1 de março de 2015

Mês em honra de São José

Mês em honra de São José

(Pensamentos e Invocações)

Dia 1º Pai adotivo de Jesus

Escolhido pelo Eterno Pai, com amor previsor e gratuito, para serdes custódio e defensor de Jesus, vós, oh São José, entrais plenamente no projeto da salvação, segundo as promessas feitas por Deus ao povo hebreu. 

Ajudai-me, São José, a descobrir como vós a Deus presente e partícipe na história da minha vida, que também é história de salvação.

Dia 2º Custódio de Jesus

Durante a vida terrena de Jesus, vós, oh São José, não vos preocupastes em fazer coisas grandes, mas sim em fazer bem a vontade de Deus, também nas coisas mais simples e humildes, com muito empenho e amor.

Ensinai-me, São José, a prontidão em procurar e fazer a vontade de Deus.

Dia 3º Esposo da Mãe de Deus

Depois da perturbação inicial, oh São José, o vosso "sim" à vontade de Deus foi claro e preciso, aceitando a Maria como Esposa. Então, por vós, Jesus entrou na genealogia de David com pleno direito diante da lei e da sociedade.

Confiamos-vos, oh São José, todos os pais, para que, seguindo o vosso exemplo, aceitem no seio materno o dom inestimável da vida humana.

Dia 4º O homem do silêncio

Acostumastes-vos ao silencio, oh São José, estando com Jesus e Maria. A casa de Nazaré era um templo e, no templo, sobretudo, reza-se!

Ensinai-me, oh São José, a dominar as minhas distrações e a cultivar o meu encontro com Deus através da oração.

Dia 5º O homem de fé

Mais do que a Abraão, a vós. oh São José, tocou-vos acreditar no que é humanamente impensável: a maternidade de uma virgem, a encarnação do Filho de Deus.

Fortalecei, oh São José, aqueles que desanimam e abri os corações para confiarem na Providência de Deus.

Dia 6º O homem da esperança

Na pessoa de Jesus, oh São José, tivestes a garantia do céu e, portanto, sempre estivestes cheio de profunda paz interior.

Aumentai, oh São José, os meus motivos para ter coragem, alimentai o azeite para as minhas lâmpadas.

Dia 7º O homem do amor a Deus

Oh São José, vós destes provas de amor a Deus cuidando amorosamente de Jesus em vida escondida e em profunda sintonia com a vontade de Deus.

Ensinai-me, oh São José, a amar a Deus com todo o meu coração, com toda a minha mente e com todas as minhas forças.

Dia 8º O homem do acolhimento

Oh São José, destes exemplo de espírito de acolhimento na afetuosa ternura para com a vossa esposa, nos serviços que prestastes às gentes e estando sempre ao lado de Jesus, nosso salvador.

Oh São José, que também eu descubra aqueles gestos que me fazem imagem viva de Deus amor, os gestos do acolhimento e da paz, os gestos da disponibilidade e da dedicação incondicional!

Dia 9º O homem do discernimento

Com os olhos da alma, oh São José, ordenastes a vossa vida de piedade, o vosso trabalho, o vosso alimento, o vosso repouso, os vossos pensamentos mais profundos, os vossos afetos, os vossos juízos, as vossas intenções no proceder.

Ajudai-me, oh São José, a avançar nas virtudes pela ação do Espírito Santo que renova a vida das pessoas e das comunidades.

Dia 10º O homem da docilidade

São Tomás define a docilidade como atenção constante e deferente aos ensinamentos dos sábios. Vós, oh São José, fostes sempre muito dócil aos ensinamentos de Jesus e de Maria, sua Mãe.

Afastai de nós, oh São José, a presunção, a louca estima das minhas opiniões, a obstinação de seguir as minhas ideias.

Dia 11º O homem da entrega

Vós, oh São José, não perdíeis tempo em coisas vãs e inúteis e não procedíeis com desgosto ou má vontade.

Ajudai-me, oh São José, na oração, a não permitir que a minha alma adormeça, e alcançai-me uma habitual disposição e fervor na minha vida.

Dia 12º O homem da simplicidade

Esta virtude, oh São José, fazia parte do vosso caráter e cada dia mais se aperfeiçoava pelo desapego dos bens materiais.

Ajudai-me, oh São José, a desejar e a agradar somente a Deus e a desapegar-me de tudo o que não serve para a minha vida espiritual.

Dia 13º O homem da confiança

A vossa segurança, oh São José, estava em aderir à vontade de Deus como ela se manifestava dia após dia.

Fazei, oh São José, que eu tenha a segurança de quem confia em Deus e que em qualquer situação, mesmo que adversa, estou nas suas mãos.

Dia 14º O homem da paz

Vós, oh São José, fostes o custódio daquele que trouxe a paz ao mundo, que predicou o amor, a fraternidade e a unidade, e proclamou "felizes os que trabalham pela paz".

Oh São José, ajudai-me a promover a paz no ambiente onde vivo e trabalho.

Dia 15º Exemplo de humildade

Como vos sentíeis pequeno aos vossos olhos, oh São José! Como amáveis a vossa pequenez! Não fizestes milagres e mantivestes a vossa vida tão escondida que quase nada sabemos dela.

Ajudai-me, oh São José, a fugir das honras e da glória humana. Fazei que encontre gosto em viver escondido e em relativizar os meus interesses pessoais.

Dia 16º Exemplo de fortaleza

Sem dúvida, oh São José, a vossa fortaleza alcançou um grau de perfeição muito elevado. Ela manifestou-se especialmente em suportar com serenidade o exílio no Egito e a dureza do trabalho de cada dia.

Ajudai-me, oh São José, a não desfalecer face às tentações, fadigas e sofrimentos.

Dia 17º Exemplo de obediência

A vossa obediência, oh São José, foi admirável, especialmente quando tivestes que fugir para o Egito, após uma ordem, diante da qual podíeis ter invocado tantas razões para não o fazer.

Afastai de mim, oh São José, todas as desculpas que o meu egoísmo apresenta para não cumprir a vontade de Deus.

Dia 18º Espelho de justiça

Vivendo afastado das coisas do mundo, oh São José, praticastes sempre a virtude da justiça, especialmente através do vosso trabalho de carpinteiro. E, que respeito tivestes para com o Rei e a Rainha do céu!

Alcançai-me, oh São José, total pureza de intenções e de coração e plena adesão a Deus e à sua vontade.

Dia 19º Exemplo de prudência

A vossa prudência, oh São José, manifestou-se no desapego ao mundo, na castidade, na pobreza, no vosso espírito de pobre e na dedicação ao trabalho de cada dia. 

Fazei, oh São José, que eu não faça nada sem antes me perguntar: "de que serve isto para a eternidade?".

Dia 20º Exemplo de pobreza

Vós, oh São José, vivestes a pobreza voluntária, sofrestes as privações e os incómodos da pobreza, mas não quisestes mudar a vossa condição por nenhum tesouro deste mundo.

Obtende-me, oh São José, a graça de desapegar-me das riquezas e de desejar unicamente os bens eternos.

Dia 21º Exemplo de gratidão

Ninguém depois de vossa Esposa, oh São José, recebeu tanto como vós, da bondade de Deus. Na vossa justiça dáveis graças a Deus continuamente. Vieis só a Deus, pensáveis só em Deus; não agíeis senão por Ele.

Fazei, oh São José, que eu tenha vergonha das minhas ingratidões e que tenha o valor de humilhar-me diante de Deus.

Dia 22º Exemplo para os trabalhadores

Como cada um de nós, também vós, oh São José, experimentastes a fadiga e o cansaço do trabalho de cada dia.

Ajudai-me, oh São José, a redescobrir a dignidade do meu trabalho, seja qual for, e a executá-lo com entusiasmo para o bem de todos.

Dia 23º Exemplo de missão

Oh São José, que grande amor tivestes pelas almas! Quantas orações fizestes para sua salvação! E tudo isto inspirado por Cristo que haveria de morrer pela salvação do mundo!

Fazei, oh São José, que eu possa com a palavra e com a vida, ajudar o homem de hoje a encontrar Jesus, a Palavra que pode dar resposta a todas as perguntas essenciais do homem.

Dia 24º Custódio da virgindade

A voz do Espírito Santo encontrou em vós, oh São José, total acolhimento, porque a vossa vida foi cheia unicamente de Deus e a vossa força foi só o amor que tivestes para com Ele.

Fazei, oh São José, que eu deixe os meus caminhos e siga só a Deus que me chama a participar da sua vida, e que tenha força para fazer frutificar os seus dons.

Dia 25º Consolo dos que sofrem

Oh São José, toda a vossa vida esteve marcada pelo sofrimento: exílio, trabalho, pobreza. Mas o vosso coração era feliz e a vossa alma sempre serena.

Ajudai-me, oh São José, a entender que a vida eterna, e não a dor, é a verdadeira vocação do homem. Preservai-me agora e sempre do pranto dos que não têm esperança.

Dia 26º Esperança dos doentes

Na vossa vida, oh São José, nem tudo foi claro e fácil de compreender. No entanto, soubestes encontrar a vossa missão única e irrepetível na história.

Eu vos rogo, oh São José, que consoleis hoje todos os que estão afligidos pela doença. Enchei os seus dias de pessoas amigas e desinteressadas.

Dia 27º Patrono dos moribundos

Vós, oh São José, tivestes a sorte de morrer assistido por Jesus e vossa esposa Maria. Tivestes sempre presente, na vossa vida, a meta final, ou seja o céu, com a certeza de alcançá-la, sempre atento ao vosso interior e dedicado à contemplação.

Ajudai-me, oh São José, a pensar frequentemente no céu, onde todos somos convidados ao banquete eterno.

Dia 28º Amparo das famílias

Oh São José, as Escrituras afirmam que a vosso lado e de Maria, Jesus "crescia em idade, sabedoria e graça".

Eu vos rogo, oh São José, que as crianças encontrem na família o ambiente ideal para desenvolver o amor e assumir os verdadeiros valores.

Dia 29º Modelo de vida doméstica

Oh São José, na Família de Nazaré assumistes plenamente as vossas responsabilidades, com espírito de colaboração e de humildade evangélica.

Fazei, oh São José, que os pais saibam unir todas as potencialidades do amor humano às de uma vida sã e adequada espiritualidade.

Dia 30º Terror dos demónios

Oh São José, fortalecido pela presença de Jesus, pudestes vencer sempre qualquer ataque à vossa fé por parte das tentações.

Limpai, oh São José, o meu coração e a minha mente de toda a maldade, para que seja um cristão cheio de vida, redimido pelo sangue de Cristo e liberto de toda a tentação.

Dia 31º Patrono da Igreja Universal

Oh São José, pela missão que vos foi confiada, assistis à Igreja de Cristo, fazendo que caminhe sempre na verdade e no amor, para ser luz do mundo.

Guiai, oh São José, a Igreja de Cristo no caminho da santidade, para que seja sempre eficaz e alegre anunciadora do Evangelho.

Fonte: Subsidio Litúrgico sobre a Devoção a São José

Diocese de San José de Mayo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...