Relíquias de Sâo José

Há relíquias de São José? Sim, a tradição guarda alguns objetos e venera-os como relíquias do Santo Patriarca. 

S. Francisco de Sales, argumentando em favor da Ressurreição de S. José e da glória do santo em corpo e alma no céu, apresenta a razão de ninguém ter encontrado o corpo de S. José no seu sepulcro. E por isso, diz o Santo Doutor, não temos relíquias do corpo santíssimo de José

A tradição conserva alguns objetos.


O anel nupcial é uma jóia que se conserva em Perúsia. Foi trazido para Itália no século XI. Foi objeto de lutas entre as cidades de Perúsia e Clusi, que lhe disputavam a posse. Inocêncio VII decidiu a questão em favor de Perúsia, mas sem decidir coisa alguma sobre a autenticidade da relíquia.

vara de S. José venera-se na Igreja de N. Senhora dos Anjos em Florença. Foi trazida do Oriente pelo Cardial Bessarion por ocasião do Concílio Ecumênico em 1439.

O manto de S. José foi dividido em várias partes. Umas conservam-se na Igreja de Santa Anastácia, em Roma, outras na Basílica de Santa Cecília, em Assis, e em Bolonha.

cíngulos de S. José venera-se em Joinville, na França. É de cânhamo, mede um metro de comprimento e quatro centímetros de largura. Está encerrado num relicário de marfim com os dizeres: “Hic est cingulus, quo cingebatur Joseph sponsus Mariae”. A relíquia veio da Palestina em 1248, trazida por Joinville, grande devoto de S. José.

4 comentários:

  1. Bom dia! Eu sou devota de São José e gostaria muito de uma relíquia dele, é possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Peço desculpa pela resposta tardia. Não creio que haja relíquias de São José, além das descritas e nos lugares indicados. De qualquer forma, quero dizer-lhe que para obter os favores de São José não é necessário estar na posse de uma relíquia do Santo. São José nunca deixa sem resposta nenhum dos seus devotos, como faz questão de nos lembrar Santa Teresa de Ávila. E, como a Santa Teresa, também a mim São José nunca me deixou sem resposta. Fé e oração. Cumprimentos.

      Eliminar
  2. EU SOU DEVOTA DE SAO JOSÉ E GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS TEM Ô LIVRO QUE CONTA ESSA BELÍSSIMA HISTORIA DO MANTO DE SAO JOSÉ / SAO JOSÉ , SE VOCÊS TEM ESSE LIVRO , POR FAVOR ME EMVIÊ Ô PREÇO , MEU WATS APP É 62 9 96 43 61 94 FATIMA SANCHO , AGUARDO ANCIOSA , POR UMA RESPOSTA , MORO EM ANÁPOLIS GO

    ResponderEliminar
  3. Olá Fátima. Não possuo esse livro. Encontra a Lenda do Manto de São José aqui neste blog. Procure na lateral direita. Boa leitura. Cumprimentos.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...