Oração a São José, depois do terço

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com Seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da divina família, a raça eleita de Jesus Cristo.
Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente, e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.



Outra novena a São José

Basta rezar durante nove dias seguidos as orações que se seguem:

"Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do vosso Amor.
Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado,
e renovareis a face da terra.

Oremos:

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis
com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente todas as coisas
e gozemos sempre da sua consolação.
Por nosso Senhor Jesus Cristo,
na unidade do Espírito Santo. Ámen".

3 vezes a Ave Maria.

3 vezes : "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".

E a oração seguinte:

"Senhor, ajudados pelos merecimentos do esposo de vossa Mãe Santíssima, nós Vos pedimos que o que não podemos alcançar por nosso próprio valor, o alcancemos pela sua intercessão. Ámen".


São José, amigo do Coração de Jesus, rogai por nós.

Depois reza-se a ladainha de São José.

Convém confessar-se e comungar no fim da novena.

Oração para recomendar a São José um negócio importante

Glorioso São José, cheia de confiança no vosso poder e bondade,  eu vos suplico que tomeis sob a vossa proteção o negócio tão importante que vos recomendo, se o feliz resultado do mesmo for para glória de Deus e salvação da minha alma. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Oração a São José, protetor das famílias

São José, que fostes elevado por Deus à excelsa dignidade de chefe da família mais augusta e mais santa que jamais houve neste mundo, lançai sobre nós um olhar de amor e tomai-nos sob a vossa proteção. Os escândalos e as seduções do mundo procuram arrastar-nos; alcançai-nos, santo Patriarca, a força de lhes resistirmos e sermos fiéis no santo serviço de Deus. Fazei que, sempre vinculados pelos laços de uma terna e reciproca caridade, vivamos na paz que Jesus prometeu aos seus fiéis servos. Mas o que vos suplicamos principalmente é que, ao sairmos desta vida, alcancemos graça perante o tribunal do Juiz Supremo e nos achemos todos reunidos no céu para, na eterna bem-aventurança, cantar os louvores de Jesus, de Maria e os vossos, nosso glorioso padroeiro e advogado. Ámen.

Poder e bondade de São José

Depois de Jesus e Maria, a quem recorremos senão a São José, pai nutrício de Jesus e esposo de Maria?
Meio mais eficaz para alcançar as graças e os favores do céu não existe. Aos outros santos deu Deus o poder de nos socorrer em algumas necessidades particulares, diz São Tomás: a São José, porém, concedeu o poder de nos socorrer em todas as nossas precisões. Por isso dizia Santa Teresa: não me recordo de lhe ter jamais pedido um favor que não o tivesse alcançado.
São José é padroeiro da Igreja Universal, das famílias, dos jovens, dos casados, dos operários, dos moribundos.
Peçamos a São José que proteja a Santa Igreja perseguida, como protegeu a Jesus e Maria, perseguidos por Herodes.
Pais de família, sede devotos de São José, consagrai-lhe vosso lar, vossos negócios. Ele foi pai de família, conheceu e experimentou todas as dificuldades da vida, por isso tem, por assim dizer, uma inclinação especial para se ocupar dos interesses das famílias.
Jovens, sede devotos de São José. Ele foi escolhido para ser o guarda de Maria, a Virgem das virgens, e de Jesus, a própria inocência. Em vossas lutas contra a carne, recorrei a ele, pedindo-lhe a virtude da castidade.
Operários e trabalhadores, sede devotos de São José. Como vós, ele ganhou a vida com o suor de seu rosto e cansaço de seus braços. Como ele, aceitai das mãos de Deus, em espírito de penitência, vossos trabalhos, vossas fadigas de todos os dias.
Sejamos todos devotos de São José, padroeiro da boa morte, advogado dos agonizantes. São José teve a morte mais bela e mais santa: morreu nos braços de Jesus e Maria. Diz Santo Afonso de Ligório que ele tem o privilégio de alcançar uma morte ditosa e santa aos seus devotos, vindo naquela hora confortá-los, trazendo em sua companhia Jesus e Maria.


Fonte: O Pequeno Missionário, VII Edição, 1953

Adoráveis orações

"Que São José, "homem justo", trabalhador incansável, custódio íntegro dos tesouros a ele confiados, guarde, proteja e ilumine sempre as famílias".

João Paulo II

Rosário em honra de São José

+ Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Ámen.

Primeiro Mistério:

Contemplamos a São José, O Homem Justo aos olhos de Deus.

(Mt. 1, 18-20. 24)

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava comprometida com José e, quando ainda não tinham vivido juntos, concebeu um filho por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria denunciá-la publicamente, resolveu abandoná-la em segredo.
Enquanto pensava nisto, o Anjo do senhor apareceu-lhe em sonhos e disse-lhe: "José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, porque o que nela se gerou provém do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de todos os seus pecados".
Tudo isto sucedeu para que se cumprisse o que o Senhor tinha anunciado pelo Profeta: "A virgem conceberá e dará à luz um filho a quem porão o nome de Emanuel, que significa: "Deus connosco".
Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu em sua casa a sua esposa. E sem que tivessem coabitado deu à luz um filho ao qual José pôs o nome de Jesus.

Reflexão:

São José aderiu, com total confiança, ao projeto de Deus para ele. E nós, deixamos-nos guiar nas nossas opções pela Palavra de Deus?

Pai Nosso, 10 Ave Maria, Glória...

Segundo Mistério:

Contemplamos a São José, O Esposo Virginal de Maria Santíssima.

(Lc. 1, 34-38)

Maria então disse ao Anjo: "Como poderei ser mãe, se não convivo com nenhum homem?".
O Anjo respondeu-lhe:"O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o menino será santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho apesar da sua velhice, e a que era considerada estéril já se encontra no seu sexto mês, porque não há nada impossível a Deus".
Maria disse então:"Eu sou a serva do Senhor; que se cumpra em mim o que disseste": E o Anjo afastou-se.

Reflexão:

A Sagrada Família de Nazaré seja para todas as famílias modelo de união, virtudes domésticas e santidade.

Pai Nosso, 10 Ave Maria, Glória...

Terceiro Mistério:

Contemplamos a São José, Emigrante Cheio De Confiança, na fuga para o Egipto.

(Mt. 2, 13-15)

Depois da partida dos Magos, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e permanece aí até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar".
José levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe, e partiu para o Egipto.
Aí permaneceu até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que o Senhor tinha anunciado pelo Profeta: "Do Egipto chamei o meu filho".

Reflexão:

Os pais cristãos devem pôr o seu maior cuidado em educar e defender os seus filhos. Pode haver muitos "Herodes" no mundo de hoje.

Pai Nosso, 10 Ave Maria, Glória...

Quarto Mistério:

Contemplamos a São José, O Sábio Chefe da Sagrada Família.

(Lc. 2, 51- 52; Mt. 13, 54-55a)

E Jesus regressou com seus pais a Nazaré e vivia sujeito a eles. Sua mãe conservava cuidadosamente todas estas coisas no seu coração.
Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.
Jesus, voltando à sua pátria, ensinava na sinagoga, de tal modo que todos se diziam maravilhados: "De onde lhe vêem a ele esta sabedoria e estes milagres? Não é ele o filho do carpinteiro?".

Reflexão:

Uma família rege-se também pela presença sábia, atenta e carinhosa do pai. O diálogo entre pais e filhos e a oração em comum ajudarão a família e descobrir e realizar o projeto de Deus.

Pai Nosso, 10 Ave Maria, Glória...

Quinto Mistério:

Contemplamos a São José, Fiel Observador das festas de guarda.

(Lc. 2, 41-43)

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém pela festa da Páscoa. Quando o menino cumpriu doze anos, subiram como de costume, e, acabada a festa, Maria e José regressaram, mas Jesus permaneceu em Jerusalém sem que eles tivessem percebido".

Reflexão:

A religião deve viver-se também em família. Os pais não devem dizer aos filhos: "Vão à missa... vão à igreja... vão confessar-se... façam as vossas orações!". Os pais devem antes dizer:"Vamos à missa... vamos confessar-nos... rezemos juntos as orações!". A vida familiar é uma vida de comunhão.

Pai Nosso, 10 Ave Maria, Glória...

Para terminar: + Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Ladainha de São José (outra)

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai Celestial,

tende piedade de nós.

Deus, Filho Redentor do mundo,

tende piedade de nós.

Deus, Espírito Santo,

tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, um só Deus,

tende piedade de nós.

São José,

rogai por nós.

Escolhido do Pai,
Herdeiro da Nova Aliança,
Dócil à voz de Deus,
Paternal abrigo do Menino Deus,
Amigo de Jesus e de Maria,
Companheiro e custódio de Maria, Esposo fiel,
Pobre em Espírito,
Puro de coração,
Paciente nas dificuldades,
Obediente até ao fim,
Carpinteiro de Nazaré,
Fortaleza dos doentes,
Alento dos que sofrem,
Lar dos sem teto,
Força dos sem terra,
Companheiro dos migrantes,
Consolo dos tristes,
Protetor dos nossos lares,
Patrono da Igreja,
Alegria dos povos,
Confiança dos que querem ver a Deus,
Companhia dos moribundos,
Esperança da boa morte.

Protegei os abandonados,

nós vos pedimos, São José.

Protegei os órfãos,
Protegei os trabalhadores,
Protegei os esposos,
Protegei as mães,
Protegei as grávidas,
Protegei os idosos.

Aos nossos matrimónios,

dai-lhes a vossa benção, São José.

Às nossas famílias,
Às nossas crianças,
Aos nossos trabalhos, 
Ao nosso descanso.

Para que amemos Jesus como vós amastes,

ouvi-nos, São José.

Para que recebamos Maria como vós recebestes,
Para que sirvamos os homens como vós servistes,
Para que ajudemos os pobres como vós o fizestes,
Para que sejamos justos como vós fostes,
Para que anunciemos a esperança como vós anunciastes,
Para que rezemos ao Pai como vós rezastes,
Para que procuremos a santidade como vós procurastes.

- Rogai por nós, oh São José.

- Para que sejamos dignos de alcançar as promessas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oremos:

São José, esposo fiel da Santíssima Virgem Maria e pai responsável de Jesus, nós vos pedimos pelas nossas famílias. Que o vosso exemplo de bondade nos ajude para que nos nossos lares reine a compreensão, o amor e a paz. A vós, que também fostes trabalhador, nós vos pedimos para que não falte trabalho e pão em nossas casas. Confiamos-vos os nossos desejos, oh São José, pondo tudo da nossa parte para que se realizem, sabendo que estais connosco. Ámen.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...