São José facilita o estudo do latim a um estudante

Em certa aldeia, um piedoso jovem sentiu em si a vocação sacerdotal e decidiu consagrar toda a sua vida ao serviço do Senhor e à salvação das almas. Antes de entrar para o Seminário, no intuito de adiantar os conhecimentos de latim, começou a receber lições com o pároco da freguesia. Ao fim de pouco tempo, notou o sacerdote que o estudante tinha tal aversão pelo latim, que não fazia progressos nenhuns no conhecimento dessa língua. Chegou mesmo a desanimar do bom êxito dos seus esforços.
Depois de pensar no que deveria fazer, disse o pároco ao jovem: - meu caro amigo, não vejo outra solução para o teu caso senão esta: coloca-te debaixo da proteção de São José e pede-lhe que te dê o talento de que precisas, aliás nada poderemos conseguir sem ele. Às tuas preces juntarei as minhas orações. Anda, coragem. A oração perseverante é omnipotente.
O jovem seguiu os conselhos do sacerdote e começou as suas orações com a intenção que lhe fora recomendada.
A proteção de São José manifestou-se notavelmente. A memória do jovem fortificou-se, abriu-se-lhe a inteligência, e o rapaz bem depressa levou de vencida o estudo do latim.
Entrou para o Seminário e para quem parecia tão avesso ao trabalho intelectual, distinguia-se agora entre os colegas, tanto pela ciência como pela piedade. Os brilhantes estudos que fez foram motivo de ser convidado a reger as cadeiras de Dogmática e Moral. Mais tarde foi nomeado Vigário Geral, e aos seus sábios conselhos recorria o clero de todo o Bispado.
Mas o feliz protegido de São José não esqueceu o seu tão generoso benfeitor, e toda a vida manifestou por uma grande confiança a sua fervorosa gratidão a São José, ao Pai Putativo de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...